Kasper



Tinha como nome Kasper, era de ascendência dinamarquesa e dava aulas na Universidade de Colstone. Como escandinavo, tinha o (bom/mau) hábito de beber cerveja. De um metro e noventa e oito, loiro, de cara rosada, dava aulas no departamento de filosofia e lecionava as cadeiras, ou unidades curriculares como agora se chamam, de filosofia da mente e ontologia, debruçando-se nesta última sobre o problema do livre-arbítrio.
Após sair da universidade, Kasper fora ao restaurante jantar. Comera um kebab, bebera uma cerveja para acompanhar enquanto dava uma olhada às notícias, que noticiavam o desaparecimento de duas jovens gémeas que havia dois dias desapareceram de casa e nunca mais se avistaram. Kasper refletia sobre o desaparecimento das jovens, enquanto garfava aqui e acolá; possivelmente ter-se-iam suicidado, uma vez que, segundo os registos que há não muito consultara, a taxa de suicídios em gémeos era elevadíssima, em razão de não se sabe bem porquê, pese embora as teorias dos psicólogos de algibeira; outra possibilidade, pensava Kasper, seria a de terem fugido de casa dos pais, por motivos que ao professor não lhe ocorreram, para não tardar voltarem, à falta de recursos financeiros. Outra ainda, e esta fortemente mais sublinhada na reflexão, seria a possibilidade de ambas terem sido raptadas a fim de experimentos, fossem eles do que fossem. Enfim, todas as possibilidades estão em aberto quando se trata de crime, se crime se tratava.
Eram vinte para as vinte e duas quando Kasper, já comido, saiu do restaurante rumo a sua casa. Tinha uma noite longa pela frente: ler alguns trabalhos que dera aos seus alunos para discorrerem sobre o livre-arbítrio, ler ainda a obra que iniciara há uma semana e que dissertava sobre a possibilidade, remota pensou, de a mente não existir sequer. E pretendia ainda escrever e adiantar mais um pouco do seu artigo científico para a revisa Science Of Mind, cujo editor há já umas semanas lhe vinha ligando para saber em que estado se encontrava, e cujo título era The Mind and the Flying Crocodile. Apostava sobremodo neste artigo, pois julgava seria tão marcante quanto o pequeno e revolucionário artigo de Edmund Gettier. Estava pois a sair do pequeno restaurante quando encontrou um ex aluno seu. Era o Paulocas. Tinha sido seu aluno há dois anos; simpatizara com ele desde início em virtude da argúcia de Paulocas, mas igualmente do seu ar retoução. Como escandinavo que era, achava sobeja graça à graça dos outros. E Paulocas tinha graça, que dava e vendia bastantemente. Foi pois com graça que Paulocas abordou o ex professor. Mais ou menos fora assim: ‘tão, Kasper, que te passa pela mente?, o que de imediato fez gargalhar o professor. Cumprimentaram-se, olá Paulocas, olá professor, como estás, como estás, que tens feito, servindo para ambos, e um respondeu que continuava a dar aulas, o outro que trabalhava num escritório de um advogado, um idiota de todo o tamanho, como todos os advogados são, arrogante de que suspeito não tem mente, acéfalo de primeira linha, mas como necessito, tenho de o gramar, enfim podia ser pior, muito embora às vezes só me apeteça cortar-lhe o pescoço. Kasper sorriu, timidamente.
Conquanto a urgência da leitura dos trabalhos que dera aos alunos, e bem assim, pelo menos, dar seguimento a um pouco mais do artigo que revolucionaria o mundo da filosofia da mente, Kasper acedeu ao convite do ex aluno de ir beber umas cervejas ao bar onde habitualmente Paulocas ia. Na verdade, Kasper gostava destes improvisos. Chegaram ambos ao bar, O Medas, assim se chamava. Estavam lá o Martim, o Afonso, o João Gomes, Sandra e ainda Gonçalo e Leonor, os gémeos. Todos haviam sido alunos do professor. E todos o receberam com graciosidade. Com efeito, Kasper era de bom trato, probo, inteligente, falador, respeitador e portanto boa companhia, não havendo quem não gostasse de estar com ele. Recordaram, todos, as aulas do professor e as suas indagações filosóficas que os deixavam com os pêlos em pé, a cabeça a fumegar de tanto pensar, os que pensavam, pois havia aqueles que continuavam isolados no seu mundo, e recordaram também as respostas que recebia da parte de alguns, umas fazendo rir toda a sala, outras deixando o próprio docente embaraçado, porque sem resposta. Duas da manhã eram agora, e Kasper achava que estava na hora de se ir embora com vista a pelo menos ler ainda alguns trabalhos. Despediu-se de todos, gostei de os ver, mas tenho de ir, até amanhã, ou quando calhar, até amanhã, professor, vá aparecendo, que aqui a cerveja é da boa, como pôde verificar e a sua cara não o desmente, e riram-se todos, Kasper saindo ainda com o sorriso na cara, e quem o dissera fora o Paulocas, como não podia ser outro.
A habitação de Kasper ficava a dez minutos do Medas, por isso fora a pé. Estava fria a noite, pois era inverno, mas céu limpo, lua cheia, e as estrelas brilhando como se nelas houvesse vida. Perto de casa, viu um carro arrancando com toda a velocidade, o que teve como efeito assustá-lo, porquanto vinha relaxado por causa da cerveja, e era normal ser a sua rua sossegada. A sua casa era geminada com outra, e estoutra com outra, e assim por diante. Em cada uma delas havia um jardim, uns mais bem tratados que outros: o de Kasper lindamente tratado. Passara os olhos por ele a fim de verificar se aqueles ou aquele que arrancara no carro a toda a velocidade tivera no seu jardim. Mas tudo parecia estar conforme. Nem uma marca de sapato na relva. Nada. Direcionou a chave à fechadura, abriu-a, entrou em casa, ligou a luz, e esta alumiou as estantes de livros que possuía; a sala muito bem arrumada; a cozinha sem uma pinga de gordura; dir-se-ia que era obsessivo-compulsivo. Mas não, não era. Gostava tão-só de ter tudo muito bem arrumado, pois isso lhe conferia paz. Deslocou-se ao quarto, aqui também tudo conforme a sua arrumação, despiu-se, e com vista a fazer passar um pouco da bebedeira que trazia, foi tomar um banho.
Estava Kasper no banho quando ouviu um barulho estrondoso, daqueles que pareciam ouvir-se no quarteirão ao lado. Saiu de rompante do banho, dirigiu-se à janela a fim de verificar se algo de anormal se passava, mas nada. Tudo estava como há dez minutos quando entrara. Limpou-se e vestiu roupa de dormir, embora ainda o não fosse. Fez um café, sentou-se à secretária e sacou de um cigarro, começou a ler os trabalhos dos alunos. Leu o primeiro, leu o segundo, franziu o olho ao terceiro, riu-se do quarto, teve vontade de rasgar o quinto, e o sexto deixou-o a meio. Enfim adormecera em cima da secretária.
Acordou eram cinco e cinquenta, estremunhado. Faltavam ainda algumas horas para ir para a universidade, ainda tinha algumas horas para dormir. Estava já a chegar ao quarto quando tornou a ouvir um barulho. Desta vez, porém, não tão estrondoso como o de há umas horas. Deteve-se a meio caminho do quarto. Deu meia volta e tornou a ir à janela. Aparentemente, tudo parecia normal. Quando todavia já está a dar meia volta, vê alguém curvar a casa em frente, desapareceu. Parecia-lhe que corria, mas fora tão rápido que não se apercebeu bem. Alguém era, contudo. Disso tenho a certeza. De repente, as certezas que até aí nunca o haviam suspeitar, assomaram-se-lhe como uma dor de cabeça forte, repentina. Deslocou-se, por conseguinte, à garagem, cuja vistoria ainda não tinha feito. Saiu pela porta traseira, atravessou um pequeno corredor de dez metros, abriu a porta da garagem. O carro estava lá. A tralha que lá tinha também. Enfim, parecia mais uma vez estar tudo normal. Vou dormir, disse.
Eram oito horas quando acordara. Devia estar na universidade às dez. Tomara o banho, o pequeno-almoço, lera o jornal, ouvira as notícias. Num e noutra, falava-se do sumiço das gémeas. Ao que se apurou, a polícia já estava com todos os dados do que havia passado, estava já no encalço do homem que as havia raptado, o assassino, se as assassinou, isto a polícia ainda não soubera. Kasper terminara o pequeno-almoço. Hoje decidira ir de carro, porquanto teria de passar por casa da ex-mulher ver os filhos, logo haveria de os ir buscar à escola e deixá-los na avó. Assim, deslocou-se à garagem a fim de pegar no carro. Pô-lo a trabalhar, meteu-o fora para aquecer um pouco, e fora fechar a porta da garagem. Antes, deslocou-se ao alçapão que se escondia por sob o carro e abriu-o. Tal como na casa tudo estava conforme, também por baixo da garagem tudo estava conforme. As gémeas dormiam estáticas como um morto no caixão.

Kasper arranca pois em direção à universidade. A polícia passa por ele a toda a velocidade e as sirenes ouvindo-se lá longe. Kasper chega à universidade. Começa novo dia. 
Etiquetas:
edit

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.